domingo, 7 de junho de 2009

PONTO FIXO


Esses dias estava eu relembrando alguns momentos de minha vida, quando morava no interior de São Paulo em Penápolis, e veio a mente o meu aniversário de 15 anos.
Lembro como se fosse hoje! Fizemos um culto em ação de Graças antes da festa.
Quem trouxe a Palavra naquele dia foi meu primo, Pr Wellington e a mensagem daquele dia nunca mais saiu de minha memória. Hoje entendo melhor o porquê.
A mensagem foi mais ou menos assim:


Havia um homem que ao iniciar o dia foi arar a sua terra. Mas ele tinha uma imensa dificuldade, pois, todas as vezes que ele parava e olhava para trás, o arado estava torto, desalinhado.
Ele ficou questionando o que poderia fazer para o arado ficar reto, para assim poder plantar. Lembrou de seu vizinho, que possuía um arado, perfeito, alinhado, uma primazia; e foi até lá perguntar o seu “segredo”.


- Sr João como o senhor consegue preparar o arado tão reto, com tanta perfeição? Pois tento e não consigo deixar o meu arado assim.
- Sr José, eu procuro ao horizonte um ponto fixo e, em momento algum durante a preparação do arado tiro os olhos dele. Com isso, não há possibilidade do arado sair desalinhado.
José agradeceu a dica, voltou para suas terras e resolveu colocá-la em prática. Posicionou-se, olhou o horizonte, enxergou um pontinho preto, respirou fundo e começou o seu trabalho. Não tirou os olhos do ponto, um único momento, e ao chegar ao final do arado, convicto de que tudo estava saindo perfeitamente, olhou para trás.
Qual não foi sua surpresa quando ele notou que o arado estava pior do que antes, completamente torto, desalinhado.
Ele não entendeu o porquê, já que tinha usado a mesma “técnica” que o senhor João.
O vizinho estava passando por lá neste momento e resolveu parar para ver se estava dando tudo certo.
Ao chegar viu o Sr. José todo chateado e perguntou o porquê.
- Sr João, eu fiz exatamente como o senhor me orientou, mas não saiu perfeito, ficou pior que antes.
João disse:
- Sr José, onde foi que você fixou a vista, pois é impossível dar errado!
Seu José procurou, apontou para o pontinho preto além do horizonte. O vizinho fixou a vista, olhou com mais cuidado, deu um sorriso e respondeu:
- Sr. José, aquele ponto preto é uma vaca! A cada momento ela está em um lugar. Você precisa colocar sua vista em um ponto fixo, que não muda.

Estorinha interessante e com uma boa lição.


Afinal... Onde estão fixos os seus olhos nessa longa caminhada da vida?
Num homem, numa religião, teorias, idéias?
Todos são mutáveis, passíveis de erro.
Precisamos estar com os olhos em Deus, o Único que é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Em minha vida, nesses últimos anos é em Deus que eu fixo meus olhos. E desde que decidi isso realmente fazer, o arado de minha vida passou a mudar de desenho. Não mais cheios de zigue-zagues e imperfeições, mas uma reta sendo guiada pelo Deus Eterno e imutável. E sei que, quando com Ele, chegar ao final desse arado, poderei olhar e dizer: “ Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor.” (I Samuel 7:12b).

“O caminho de Deus é perfeito;
A Palavra do Senhor é provada;
Ele é escudo para todos os que nele se refugiam.
Pois quem é Deus, senão o Senhor?
E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
O Deus que me revestiu de força
E aperfeiçoou o meu caminho,
Ele deu a meus pés a ligeireza das corças
E me firmou nas minhas alturas.”

Salmos 18: 30-33

Nenhum comentário: