sexta-feira, 3 de julho de 2009

Quando chega a Tempestade...





Tive muitas tempestades em minha vida, mas agora entendo melhor o porquê. No passado, quando estava vivendo a “bendita” tempestade o que mais pensava era: “Por que meu Deus, o que fiz para merecer tudo isso? Não agüento mais!”.
Eu me afastava de tudo e de todos e me apegava àquilo que não tinha valor...

No início do ano, quando comecei a fazer os meus planos para 2009, comecei a buscar na memória tudo o que tinha conquistado, o que não tinha, o que havia sido “tirado” de mim e o que tinha sido dado e notei que sobrevivi aos "tempos difícieis".
Pensei: ”Poxa, vejo que Deus quis que eu amadurecesse na fé, na graça, no entendimento. Me tirou coisas que eu queria muito, mas deixou as necessárias para minha sobrevivência. Meu emprego, por exemplo. Não sei o que faria se não o tivesse, ficaria louca, não sei ficar parada. Mas Deus não faria isso, afinal, está me usando lá...”.
Alguns meses depois, algo aconteceu. Passei numa prova bem difícil da Anbid e imaginei: “Ah, se Deus me ajudou a passar aqui, é porque Ele me quer nessa empresa!”.
Passados alguns dias, a empresa rompeu contrato com todos os profissionais a nível Brasil que trabalhavam na minha área.
Outra tempestade! Sem emprego, sem perspectiva, com contas... Imagine a frase que veio a minha cabeça? Não, não foi aquela do início do texto, mas:
“Meu Deus, eu não sei o porquê, mas sei que em minha vida tu sempre tens o melhor. Se uma porta se fecha é porque Tu permitiste, e em Seu tempo, uma outra será aberta em algum lugar!”.
Difícil ver beleza em tempestades, mas, lendo o livro “Um mês para viver” de Kerry e Chris Shook, entendi melhor o porque que as tempestades chegam. Chegam pra produzir mudanças, definir prioridades. O que as tornam bonitas.
Em um dos trechos os autores dizem que, como capitães do navio de nossa vida, quando chega a tempestade, temos duas opções: Navegar CONTRA ela ou JUNTO com ela.
Se tentarmos navegar contra a tempestade, poderemos quebrar o mastro, esmagar o leme devido as fortes e imensas ondas e até fazer o navio naufragar.
Mas, se queremos sobreviver à tempestade, devemos aprender a navegar junto com ela:

“Você poderá alcançar velocidades assustadoras, mas isso evitará que o navio emborque”. (pág. 168 - Um mês para viver- Kerry & Chris Shook)

As tempestades que produzem mudanças são aquelas que alteram seu jeito de ver a vida. Focar o que é realmente importante. E para que possamos sobreviver a elas temos que jogar fora do navio tudo aquilo que pode nos afundar, todas as cargas sem valor. O que é realmente importante para você? O emprego, o dinheiro, o status ou os laços de amizade que formou ao longo do tempo, a intimidade com Deus que as tempestades produziram?

Entrei em outra tempestade, ela está me cercando de forma assustadora, as nuvens estão muito escuras, os raios contínuos, as ondas gigantes, a velocidade aumenta a cada segundo, Mas, como Paulo ensina em Atos 27: 9-44, temos que olhar além. Ele tinha certeza que a tempestade não produziria perdas de vidas e que chegaria ao destino final como Deus a ele havia prometido.
Ao olhar para trás e ver que quase naufraguei o barco da minha vida em meio a tempestades muito menores, arriscando CONTRA elas, entendi que a decisão mais acertada é optar em arriscar JUNTO com elas. É empolgante, desafiador e produz uma paz sem igual!
Produz paz porque você larga o controle do seu barco e deixa o comandante que é mais experiente e que conhece o caminho lhe levar!

Por mais que eu não saiba onde estou ou onde essa tempestade quer me levar; Deus sabe onde exatamente eu me encontro, quanto tempo durará a tempestade e como fará para que eu chegue no destino final sã e salva.
Pode demorar? Sem dúvida alguma! Mas demorará o tempo suficiente para que Deus produza em mim a mudança necessária, aparando arestas, aperfeiçoando o caráter, estreitando e restaurando relacionamentos familiares, de amizade, e de intimidade com Ele que, em seu tempo, refletirão a Sua Glória.
É descansar em Deus e sentir: “...A Paz de Deus que excede todo entendimento humano...”( Filipenses 4:7).

Tempestade linda não é?


Deus os abençõe!

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei a mensagem!!
Bjus
Kelly

Somebody!!! disse...

Quem possui uma bola de cristal que nos diga como será a nossa vida...ou coisas que irão acontecer...enfim...nao temos como adivinhar o futuro, apenas viver o presente...diante deste, temos apenas duas opçoes...olhar adiante...sem se deixar abater pelas negras nuvens...ou simplesmente, se render à tempestade e pelo profundo oceano se deixar levar...somos frutos de nossas escolhas...assim...firmados na rocha...posso afirmar que não nos deixemos abater pelas tempestades que sempre aparecem quando menos esperamos...e neste porto seguro, poderemos apenas descansar no Senhor, mesmo diante do bramir das ondas...

Pablo Antonino disse...

O vento de Deus sopra onde quer
não sabemos de onde vem
o vento de Deus sopra onde quer
não sabemos pra onde vai
Assim é aquele que é nascido de Deus
Assim é aquele que é nascido do Pai. (2X)

Vai nas asas do espírito
submisso ao seu poder
confiando seus caminhos
ao que tem todo poder. (2X)

Sopra Senhor sobre nós
o teu espírito, a tua unção
queremos Senhor ser guiados
pelo espírito de todo coração.