segunda-feira, 1 de março de 2010

Detalhes

Pode parecer título de música do Roberto Carlos, mas não é sobre isto que gostaria de falar.
Durante estes últimos meses me perguntei várias vezes se Deus estaria cuidando dos detalhes da minha vida.

Quantas vezes nos planejamos em coisas simples, pequenas, ou mesmo grandes e deixamos Deus de lado pois acreditamos que : “Ele tem coisas maiores para se preocupar, não irá atentar aos detalhes de minha vida”.

Por mais que conheçamos a Deus, por mais íntimos que nos tornemos Dele, por mais que busquemos viver Sua Palavra, não eliminamos de nossos pensamentos estes questionamentos.

Às vezes é apenas um detalhezinho sobre um fechamento de negócios, que poderia ter um percentual a mais para ficar como gostaria, às vezes é numa conversa com uma pessoa para que usemos as palavras certas, outras vezes é apenas pedir um dia de paz e de tranquilidade para descansar o corpo do estress do dia –a –dia. Apenas detalhes. Deus tem coisa melhor para fazer do que se preocupar com isso. Certo? Errado.

Ao meditar em Sua Palavra me atentei a leitura de Êxodo 25 em diante, onde fala sobre a construção do santuário, as vestimentas dos sacerdotes e também como deveriam ser feito os sacrifícios. É incrivel como todo este texto fala simplesmente sobre…DETALHES.

Cada medida, cada côvado de altura ou largura do santuário, cada item que deveria estar lá dentro, a posição de cada um, o tamanho de cada um. As vestimentas dos sacerdotes como deveriam ser, tudo nos mínimos detalhes.

Lendo estes textos, me perguntei se tudo isso era realmente necessário, e ao seguir a leitura por todo o restante do livro de Êxodo e Levítico fui percebendo que para Deus nada é um simples detalhe. Tudo é essencial.

Ao serví-lo, essencial é fazer da forma mais perfeita possível. Ao servir ao próximo, deve-se fazer como se fosse para Deus. Ao ser Seu ministro, seja de louvor, seja qualquer outra função realizada na Igreja, há necessidade da primazia.

Agora volto a pergunta: mas e aqueles pequeninos desejos em nosso coração? Aqueles mínusculos detalhezinhos? Deus poderia atender?
Sim!!! Sem dúvida alguma. Ao vermos o relacionamento de Moisés com Deus, quando este levava o povo pelo deserto, vemos Deus atendendo pequenos desejos do coração de Moisés, preocupações pequenas, mas que não fugiam à vista de Deus.
Este Deus apresentado em Sua Palavra, é um Deus Fiel que se preocupa em cuidar da melhor forma de seu filho, nos grandes ou pequenos detalhes de suas vidas. É o Deus que ouve nossa oração, mesmo quando não conseguimos fazê-la.

É o Deus que realiza coisas em nossas vidas, mesmo que naquele momento nem sabíamos que queríamos, mas Ele havia visto o desejo mais profundo de nosso coração.

É o Deus que nos corrige, mesmo quando o erro nem foi cometido ainda, mas Ele sabe que poderíamos fazê-lo.

É o Deus que cuida de cada passo, cada segundo, cada milésimo de segundo de nossas vidas, pois Ele não só se preocupa com os detalhes, mas também com todo o resto.

Portanto, quando em determinado momento de sua vida, sentir que algo que deseja pode ser um mísero detalhe para Deus, peça, pois para Ele tudo é um pequeno "grande" detalhe.

Mas lembre-se: Intimidade, prioridade, serviço, busca e obediência, são fundamentais para que a “sintonia” com Deus seja perfeita.

Para que você tenha a certeza de que aquilo que está recebendo é da vontade perfeita de Deus e não uma “dádiva” do “senhor errado”.

Estar em sintonia e total intimidade com Deus, lhe dá a certeza de que o que está recebendo vem de Deus e não do inimigo de nossas almas.

Satanás também atende pedidos, mas faz isso para lhe tragar. E se você não tem intimidade constante com Deus, cai na armadilha. E aí… todos os “detalhes” atendidos serão realmente cobrados.

Deus não exige de nós sacrifícios,mas coração puro e dedicado à Ele. Com isso, nossa “rádio” permanece em total sintonia, sem chiados, sem interrupções nem confusões.

Buscar de coração, entregar com confiança, descansar na certeza que é Ele quem está no controle e NADA foge se sua vista. Se for Sua vontade, TUDO será atendido.



“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?

E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”

Mateus 7:7-11

Nenhum comentário: